quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Dezembro Laranja! Câncer de Pele, Nosso desafio é, vencê-lo.



O período mais ensolarado do ano também é o momento para lembrar a importância da prevenção do câncer de pele. Por isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) instituiu o Dezembro Laranja como forma de alertar a população para os riscos da exposição excessiva ao sol. Dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) projetam o registro de 175 mil novos casos de câncer da pele não melanoma no Brasil em 2016.
O câncer de pele não melanoma (para ambos os sexos) é o de maior incidência na população brasileira. Em seguida, vem o câncer de próstata e o de mama. “O diagnóstico precoce é fundamental para a cura dessa doença. Por isso, o paciente que tiver dúvidas sobre manchas e rugas na pele deve procurar imediatamente um dermatologista”,
Segundo a SBD, a doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Estas células se dispõem formando camadas e, de acordo com a camada afetada, o especialista poderá definir o tipo de câncer.
Medidas preventivas simples no dia-a-dia podem fazer uma grande diferença ao longo dos anos, afirmam especialistas em tratamento da pele. “O uso de protetor solar e barreiras mecânicas, como bonés e óculos de sol, Luvas ao pilotar, ou pedalar, ajudam na prevenção da doença”. Evitar o sol entre as 10h e 16h e procurar um dermatologista regularmente também são atitudes que devem ser tomadas pela população para se prevenir desse câncer.

Toda e qualquer doença, se diagnosticada precocemente, isto é, na fase inicial, as chances de cura são maiores, o câncer é em suas várias versões já mostrou que é perigo de morte, por isso as campanhas: Outubro Rosa, cuidar dos seios e colo do útero;  Novembro Azul, as atenções aos homens, afinal, cuidar bem a próstata,  é preciso; e Dezembro Amarelo, o foco é na pele, e aí é geral, sem distinção de cor, credo, sexo, idade e/ou etnia.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário